Olá BAMERS,
De volta ao Brasil após o Congresso de Lausanne, que foi um encontro para lembrar, encorajar, aparar arestas e alinhar a igreja global ao ritmo e ajuda do Espírito Santo.
A cada dia um tema era o destaque, cinco mil pessoas de 202 nações juntas refletindo sobre sermos UM e “Declarar e Exibir Cristo em Conjunto” lema deste 4º Congresso em Incheon, Coréia do Sul.
Nessa newsletter quero compartilhar especialmente o Dia 5, em que a Igreja destaca o importante papel do empresário e do profissional de mercado no Reino de Deus.
Vamos lá?
99% do Corpo de Cristo está no Local de Trabalho
No Lausanne IV, um ponto poderoso foi trazido à luz: 99% do corpo está no local de trabalho. Isso significa que a grande maioria dos cristãos não está envolvida em ministérios formais, mas em profissões e negócios diversos. Essa realidade levanta uma pergunta importante: como podemos ser testemunhas de Cristo onde passamos a maior parte do nosso tempo?
A preletora Julia Garschagen lembrou de exemplos bíblicos de pessoas no mercado de trabalho que espalharam o evangelho – como Lídia, Áquila e Priscila. Assim como eles, nossa "ferramenta" para alcançar as pessoas é nossa própria presença no ambiente de trabalho.
Imagine se as igrejas tivessem liturgias para "ordenar" cristãos para o local de trabalho, equipando-os e enviando-os com a missão de serem luz e sal no mercado. Esse seria um reconhecimento de que o nosso ambiente de trabalho também é um espaço sagrado.
"O seu local de trabalho é um lugar santo."
Sim, foi isso que ouvimos neste quinto dia. E sim, é verdade, não há separação entre sagrado e secular. A igreja reconhece o chamado do empreendedor e do profissional de mercado.
O seu negócio é um lugar santo e é ali que o evangelho deve ser vivido através da integridade e do amor. Como Paulo em Corinto, que combinava o trabalho com o ministério, aprendemos que "não trabalhar em tempo integral para uma igreja não impediu seu ministério". Na verdade, essa é uma oportunidade de imitarmos o apóstolo Paulo para compartilharmos Jesus no ambiente do nosso negócio.
Assim, o desafio está lançado para nós: será que estamos vivendo nossa fé no negócio com a mesma intencionalidade que em nossas igrejas? Como estamos equipando e enviando os cristãos ao mercado para cumprir sua missão? A Igreja existe para apoiar e enviar o "99%" em sua missão cotidiana, impactando o mundo com o amor e a verdade de Cristo.
Reflexão Final:
Neste mês, desafie-se a ver seu negócio como um ministério. Que tipo de impacto você pode gerar através da sua integridade e dedicação? Como sua presença pode ser uma "ordenação" para o Reino, movendo-se no ritmo de Cristo?
Essas perguntas é uma forma de dividir com vocês um pouco do impacto do ouvimos e vimos em Lausanne.
Samara Brandão
Programa Workplace Track
Durante os dias de Congresso, tivemos uma programação exclusiva liderada pelo BAM Global para o Ministério do Mercado de Trabalho que contou com mais de 1400 participantes que escolheram aprofundar seus conhecimento sobre BAM.
Foram 4 dias em que pudemos ver uma quantidade grande de pessoas interessadas nesse tema e os testemunhos do que Deus está fazendo por meio de seus filhos no mercado de trabalho.
O programa abordou tópicos como: Trabalho intencional desde a criação, redenção e trabalho, trabalho e ministério como adoração, ministério diário em um mundo de trabalho ferido, superando desafios no local de trabalho, cristãos no local de trabalho como provedores e testemunhas, ascensão da comunidade cristã global para equipar a igreja e como equipar os santos.
Quero deixar com vocês a apresentação do Presidente do BAM Global Mats Tunehag
Clique para baixar: Negócios: Um Presente de Deus para Transformar o Mundo
Lausanne Global Classroom
Tive o privilégio de compartilhar sobre BAM no Lausanne Global Classroom para falar sobre nossa experiência aqui no Brasil. Cada episódio tem o objetivo de conectar líderes evangélicos emergentes e a igreja global a questões-chave na missão global hoje. Em breve o episódio em que participo estará disponível.
Visão 3D para 2050
Por fim, o Congresso finalizou com uma visão para 2050 com foco em três objetivos:
Disciple making: Fazer discípulos
Disciple mature: Discípulo maduro
Digital tools: Ferramentas digitais
A mudança geracional de liderança e a colaboração entre as gerações foi um tópico importante no 4º Congresso de Lausanne. Pensando na Geração Z que é nativa digital e que cada vez mais se comunica em meios digitais, o Congresso destacou bastante a presença da igreja e do discipulado na era digital como forma de alcançar as próximas gerações.
Como você e sua igreja local estão se preparado para usar as ferramentas digitais a favor do evangelho e de fazer discípulos de todas as nações?
O Digital Discovery Center trouxe muitas ferramentas digitais que já estão disponíveis para a Grande Comissão.
Saiba Mais sobre o Congresso de Lausanne acessando: https://lausanne.org/pt-br
Que seu negócio seja sempre um reflexo do propósito de Deus!
Nos vemos no próximo mês!
* Nos ajude a alcançar mais pessoas com essa mensagem, compartilhe essa newsletter
Todos os meses nossa Newsletter chegará para você com artigos, notícias e entrevistas do mundo BAM. Inscreva-se e receba no seu e-mail.