BAM Brasil Newsletter 03
Olá BAMERS,
Em mais uma edição da nossa Newsletter mensal, decidimos trazer uma entrevista, que para mim em especial é muito significativa.
O Sandro Lima me procurou em 2020 em plena pandemia para montar uma cafeteria. Eu confesso que aquela altura eu fiquei um pouco preocupada devido as circunstâncias pandêmicas, mas ele me cativou com a sua história, convicção, fé e coragem.
Decidi apostar e mentoriar o Sandro no que diz respeito aos princípios do BAM. Aos poucos ele foi pegando o jeito, mas eu e ele sabíamos que na teoria tudo é mais fácil, porém é na prática que os problemas acontecem. Mas ele venceu! Assim como Jesus venceu o mundo por nós e continua a nos ajudar a vencer todos os dias a partir da sua graça os desafios do nossos negócios.
Três anos depois a Cafeteria Arcafé em Maricá é um referencial de excelência local e de negócios como missão. Para o Sandro e Mônica Lima, uma cafeteria em Maricá é só o começo para o que Deus quer fazer para além do Brasil.
Abraços,
Arcafé - Uma história real de fé e café
Por Samara Brandão
A Arcafé é uma cafeteria e coworking BAM que nasceu em 2020 em plena pandemia.
Tudo começou quando o Sandro ouviu uma palestra do João Mordomo (CEO BAM Global) em um congresso de missões e a palavra sobre fazer missões através dos negócios fez todo sentido para ele.
Depois de procurar o João após a palestra ele recebeu orientação de procurar a BAM Brasil para orientá-lo nesse caminho. Ele nos contatou e iniciamos uma mentoria com aquele negócio que estava nascendo.
Através da BAM Brasil a Arcafé aprendeu a como estruturar seu negócio usando os 4 pilares do BAM para gerar impacto econômico, social, ambiental e principalmente espiritual.
Hoje a Arcafé é uma referência na sua região e o seu modo de gerir o negócio chamou atenção até mesmo da imprensa local. Leia a matéria aqui Leia a matéria aqui.
Convidamos os Sandro Lima para compartilhar conosco um pouco da sua experiência nesses 3 anos de Arcafé.
BAM Brasil: Sandro, quais foram os principais desafios que você enfrentou ao implantar uma visão BAM em sua empresa?
Sandro Lima: ter poucas referências de quem pratica essa visão, quais são as questões diárias que enfrenta, e de ter alguém perto de você.
Eu pedi orientação de Deus sobre o que fazer e ter um propósito. Sempre entendi que tudo tinha que ser feito de maneira orgânica e não forçada principalmente na hora do discipulado.
“ Senhor como eu vou fazer para falar com 100 ou 200 clientes? Manda a pessoa que você quer que ouça” essa era a minha oração.
A grande questão é ter calma para fazer o que Deus quer que a gente faça sem achar que tem que resolver o problema do mundo.
BAM Brasil: Quais ações implementadas trouxeram frutos espirituais que você pode compartilhar?
Sandro Lima:
Falar sobre o logo da marca
A nossa marca, ela expressa no logo os quatro princípios do BAM. Toda vez que eu vou explicar o que é a marca, eu preciso falar dos quatro princípios que regem esse movimento e apontam exatamente para Deus. E Deus foi tão maravilhoso que ele deu a questão da arca de Noé, da arca-fé, então a gente tem que conversar sobre o evangelho quando a gente explica a marca e a gente vê que quando falamos sobre o evangelho para as pessoas, você vê olhos lacrimejando porque você fala a verdade daquilo que Deus tem feito e fala do que é você depender de Deus e quando você compartilha desses princípios e dessa simplicidade do evangelho, não tem como não acessar o coração do outro, porque é uma flechada de Deus nesse coração.
Proporcionar um ambiente de paz
Uma certa vez uma cliente chegou a compartilhar que chegou na cafeteria com pensamentos suicidas mas quando saiu já tinha pensamentos de paz.
Alguns clientes dizem: "Ah eu precisava vir aqui hoje, eu precisava dessa paz. Eu precisava tá aqui.”
Nós sempre declaramos: “ esse aqui é um ambiente do senhor e é o Espírito de Deus que habita nesse lugar." Essa é uma declaração de autoridade. Precisamos tomar espaços e guerrear com as armas espirituais que Deus nos deixou em Efésios 6.
Sempre observamos os clientes, quando percebemos que há um cliente triste, se for um cliente habitual, nós nos aproximamos e conversamos e depois perguntamos se podemos orar por ele. Também oramos pelos fornecedores quando eles estão doentes. Eles se sentem amados.
Na Arcafé nós não escondemos quem somos, e mostramos que praticamos os princípios de Deus no dia a dia dos relacionamentos e colocando em prática o que Deus nos ensina. Então os resultados vem porque não há como não acontecer o que a palavra diz.
Deixar visível uma caixinha de oração. Temos uma caixinha de oração que fica a disposição do cliente para ele fazer seu pedido. Sao detalhes simples mas são detalhes poderosos. São intencionais. Seja intencional. Se importe com as pessoas.
Deixar visível uma caixinha de oração
Temos uma caixinha de oração que fica a disposição do cliente para ele fazer seu pedido. São detalhes simples mas são detalhes poderosos. São intencionais. Seja intencional. Se importe com as pessoas.
Nós sempre declaramos: “ esse aqui é um ambiente do senhor e é o Espírito de Deus que habita nesse lugar."
BAM Brasil: Quais são as lições aprendidas que você pode compartilhar com outros empresários que querem seguir o mesmo caminho?
Sandro Lima:
Busque e caminhe com pessoas que tenham a mesma visão. Procure pessoas que estão na mesma página que Deus estar. Se conecte com pessoas que estão vivendo o Reino.
Vá para o quarto de oração. Se você buscar a Deus com sinceridade ele vai revelar a você o que ele estar fazendo, aonde ele está te mandando e as pessoas que ele quer conectar você e isso acontece de forma tão natural que você se assusta.
Viver missões onde Deus te plantou. Eu ouvi de um missionário que se você não está vivendo missões onde Deus te plantou, você não vai viver missões em um país fechado. Você tem que estar praticando aquilo.
Planejamento é de Deus. É assim que ele coloca no seu coração o que ele quer fazer. E quando você está disposto a fazer a vontade dele e não a sua, tudo se encaixa, tudo converge. Dá trabalho? Dá muito!
Deixar Deus controlar todos os recursos. Ser responsável pela gestão da sua empresa e ele vai usar a sua vida como um canal, tudo flui. E independente das circunstâncias dá glória a Deus por cada venda e por cada cliente. Só assim seremos bons mordomos e vamos deixar um legado na vida das pessoas.
Esses são princípios praticados aqui na Arcafé que tem feito a diferença no nosso negócio
BAM Brasil: Sandro, para finalizar, compartilhe uma ação que faz parte dos 4 pilares BAM da sua empresa.
Sandro Lima:
PILAR ECONÔMICO:
Criação de um negócio relevante na cidade, criação de empregos e geração de renda para produtores locais que expõem seus produtos na cafeteria;
PILAR SOCIAL:
Praticamos pontos de conexões intencionais para gerar relacionamento com clientes, funcionários, missionários e fornecedores. Também abrimos nossas portas para realizar eventos e expor obras de artistas locais.
PILAR AMBIENTAL:
Nosso pilar ambiental está representado por um ramo de café. Nós iniciamos a cafeteria fazendo reciclagem e muita coisa deixou de ir para lixo comum e foi para a reciclagem e isso é um ponto muito pequeno mas Deus tem colocado algo maior em nosso coração.
PILAR ESPIRITUAL:
Compartilhar o evangelho através da história da marca com todos aqueles que nos perguntar, e oportunizar o discipulado a todos aqueles que quiserem.
Quer saber mais sobre os pilares do BAM?
Baixe o E-book os 4 Pilares do BAM pelo nosso site clicando aqui Baixar e-book
Série BAM A-Z
C - Criatividade
João Mordomo é CEO do BAM Global
*Esse vídeo foi traduzido por Inteligência Artificial
Prepare-se para o Congresso mais importante do ano
Quer fazer negócios como missão e ser uma referência do Reino nos negócios? Então comece por aqui. Newsletter BAM. Brasil é a sua dose mensal de informação sobre o que de mais importante está acontecendo no universo BAM.
Todo dia 7 do mês, na sua caixa de entrada, com o objetivo de te deixar por dentro daquilo que, como empreendedor missional ou profissional de negócios do Reino, você não pode deixar de saber.